Curiosidades

As Olimpíadas e o Monitoramento Meteo-Oceanográfico em Tempo Real

10 de agosto de 2021

Nessas olimpíadas, diversas medalhas vieram de esportes praticados no mar como surfe, vela e maratona aquática. Em tais práticas esportivas, é possível notar o quão importante é o monitoramento das condições de mar e de vento para que essas competições possam ocorrer: recebendo informações em tempo real, organizadores da prova podem alterar a logística das competições para que os atletas tenham mais segurança e obtenham melhores resultados.

Para a vela, o surfe e a maratona aquática, a coleta de dados oceanográficos em tempo real são de extrema importância. Já os dados meteorológicos vão além, podendo ser utilizados em outras modalidades como atletismo, natação, ciclismo, triátlon dentre vários outras. O sensor de vento da marca GILL®, representada no Brasil pela HidroMares, está sendo utilizado para coleta de dados nas Olimpíadas de Tóquio (Figura 1).

Fonte: GILL

Figura 1: Foto de evento esportivo das Olimpíadas 2020, mostrando, em primeiro plano, o sensor de intensidade e direção dos ventos da marca GILL®.

Além das Olimpíadas, existem competições que já empregam tecnologias de monitoramento de condições ambientais para assistência da organização do evento. Interessante ver como o monitoramento meteo-oceanográfico pode auxiliar nas práticas esportivas e ir muito além de portos e terminais, não é mesmo? A HidroMares já forneceu informações sobre as condições oceanográficas em tempo real no Campeonato Paulista de VA’A e Canoagem Oceânica em 2016. Saiba mais sobre esse campeonato, clique aqui.

Sua lista