Curiosidades

Quanto de oxigênio é produzido nos oceanos?

27 de agosto de 2020

Estima-se que 50-80% do oxigênio da Terra é produzido nos oceanos. A maior parte dessa produção é realizada pelo plâncton oceânico, ou seja, plantas a deriva, algas e algumas espécies de bactérias que podem realizar fotossíntese. Curiosamente, existe uma espécie de bactéria nos oceanos que, sozinha, produz até 20% do oxigênio existente em toda a nossa biosfera. Essa é uma porcentagem maior do que aquela produzida por todas as florestas tropicais combinadas.

A quantidade de plâncton nos oceanos muda sazonalmente em resposta a diversos fatores, dentre eles, variações da temperatura da água do mar e da carga de nutrientes disponível na zona fótica. Além das variações sazonais, variações diárias da concentração de plâncton e, consequentemente, da carga de O2 na coluna d’água, também, têm sido observadas. Estudos mostram que, em determinados locais, a quantidade de oxigênio oscila de acordo com a hora do dia e com as marés.

É importante lembrar que, embora o plâncton presente nos oceanos produza pelo menos 50% do oxigênio da Terra, aproximadamente, a mesma quantidade é consumida pela própria vida marinha. Como os animais terrestres, os animais marinhos usam oxigênio para respirar e tanto as plantas quanto os animais usam oxigênio para a respiração celular. O oxigênio também é consumido quando plantas e animais mortos se decompõem no oceano.

Sua lista