Curiosidades

Furacões – Curiosidades

26 de setembro de 2017

Vamos entender mais sobre os furacões?

Você sabia que um furacão é um ciclone tropical formado sobre o Oceano Atlântico ou sobre o leste do Oceano Pacífico? Ele recebe esta denominação quando os ventos associados ultrapassam 120 km/h. Quando originados em outras regiões, essas tempestades são chamadas de tufões e ciclones. Apesar das diferentes denominações, ciclones tropicais são formados da mesma maneira.

COMO O FURACÃO SE FORMA?

Ciclones tropicais têm origem em regiões oceânicas nas quais a temperatura da água é elevada (em geral, acima de 27°C). A água do mar evapora, fazendo com que o ar úmido e quente próximo à superfície do oceano fique menos denso e suba. Como o ar sobe, há menos ar sobre a superfície do oceano o que chamamos de baixa pressão.

Entretanto, este “espaço” deve ser ocupado e o ar de áreas ao redor com maior pressão é puxado para dentro da área de baixa pressão. Desta forma, este “novo” ar se aquece e ganha umidade, subindo também. A medida que o ar aquecido e úmido se eleva e esfria, a água no ar forma nuvens. Todo o sistema de nuvens e vento gira e cresce, alimentado pelo calor do oceano e água evaporando da superfície.

É por esta razão que ao atingir regiões continentais, furacões tendem a diminuir de intensidade já que não possuem mais sua fonte de calor: o oceano. Por ser um fenômeno atmosférico de larga escala, o furacão sofre os efeitos da rotação da Terra, provocando sua rotação no sentido anti-horário no Hemisfério Norte.

Furacão no Brasil?

No Brasil, as águas do Atlântico Sul têm temperatura inferior àquela necessária para formação de furacões. Entretanto, podemos ter a ocorrência de ciclones extratropicais no sul do país. Mas isso fica para outro post.

A HidroMares oferece o serviço de Previsão Operacional através do nosso Sistema de monitoramento em tempo real – o SISMO®. Know-how garantido a confiabilidade na previsão das condições do mar para sua região de interesse.

Entre em contato e a nossa equipe fará um plano ajustado às suas necessidades.

Saiba mais em nosso website: https://goo.gl/bXRp7h

Sua lista