Equipamentos

Treinamento na Usina Itaipu

12 de janeiro de 2021

Recentemente a HidroMares esteve em Foz do Iguaçu, para fornecer um treinamento para a Usina Itaipu focado na operação e processamento dos dados da ecossonda MX da marca BioSonics.

A Ecossonda BioSonics MX é um sistema desenvolvido para estudos do ambiente aquático. Suas funções integram o mapeamento de plantas aquáticas, levantamento batimétrico e classificação do tipo de fundo (reconhecimento de grupos com base nas características do retorno acústico). O processamento dos dados é feito através do software Visual Aquatic, da própria BioSonics, o qual possibilita também a criação de mapas para apresentação dos dados.

A usina Itaipu realizará o monitoramento de macrófitas para garantir a qualidade da água do reservatório. As macrófitas aquáticas são plantas que habitam ambientes variados e possuem grande capacidade de adaptação.

O objetivo do monitoramento é garantir a qualidade e a quantidade de água utilizada para a geração de energia na usina, bem como para os usos múltiplos do reservatório, garantindo a segurança hídrica. Com o equipamento, não é necessária a coleta de grande quantidade de plantas para serem analisadas em laboratório.

Fonte: CBN Curitiba e JIE Itaipu

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

 

Sua lista