Equipamentos

HidroMares patrocina evento internacional | Second Brazilian Symposium on Water Waves

22 de março de 2017

Second Brazilian Symposium on Water Waves

Em sua segunda edição, o Simpósio Brasileiro de Ondas na Água foi um sucesso ainda maior. O evento reuniu uma comunidade científica restrita e promoveu o compartilhamento de ideias, novas técnicas, métodos de trabalho e novas tecnologias. Os temas abrangeram todas as disciplinas relacionadas às ondas de água, da mecânica dos fluidos fundamentais aos aspectos de engenharia oceânica, até o clima de ondas em mudança. Estes incluem pesquisa analítica, modelagem numérica, experiências laboratoriais, observações de campo e de sensoriamento remoto de ondas oceânicas. O objetivo é aumentar a discussão e colaboração dentro deste campo de pesquisa.

A HidroMares foi uma das patrocinadoras, com o apoio da Aanderaa e Datawell.

Alguns dos equipamentos oceanográficos em destaque nas apresentações dos pesquisadores mais renomados do universo da oceanografia estavam em exposição.  E a HidroMares estava representando os modelos de maior referência em medições no mundo. Apresentamos abaixo alguns deles. Confira! (Todos eles você pode adquirir conosco através do nosso serviço de venda consultiva. Fale com um de nossos consultores, tire suas dúvidas ou nos conte sobre seu projeto!)

 

O evento em números

O evento reuniu mais de 200 profissionais, alunos e pesquisadores e promoveu discussões de alto nível científico entre participantes do Brasil e do exterior. Mais de 20 instituições de pesquisa estiveram presente, 14 nacionalidades e, no Brasil, 10 universidades foram representadas.

Diversas áreas foram abordadas em conteúdo detalhado, com 40 apresentações orais e 30 apresentações de trabalho.

 

LabOceano – COPPE – UFRJ

Ao final das apresentações no último dia do evento, os participantes foram visitar os laboratórios do COPPE que são referência em simulações de ondas. Nesses laboratórios são feitos testes de novos produtos, sensores, resistência de embarcações, estrutura para portos e proteção da linha costeira. É um centro de tecnologia muito bem equipado, comparado aos grandes no mundo e extremamente importante para o desenvolvimento da área oceânica no Brasil. >> O COPPE é reconhecido por possuir o maior e mais profundo laboratório oceânico do mundo, capaz de reproduzir as principais características do ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em águas mais profundas do que 2000 metros.

 

Equipamentos oceanográficos

Os equipamentos oceanográficos foram o ponto forte pós-apresentação, momento em que os participantes foram buscar informações sobre o que acabaram de ouvir nas palestras e nós tivemos a oportunidade de conversar com diversos deles.

datawell

A HidroMares levou a maior referência mundial em medição de ondas – os ondógrafos da Datawell. Os modelos em destaque foram o Waverider DWR-MKIII e o DWR-G. Ambos medem todo espectro direcional de ondas – altura, período e direção. O primeiro funciona com acelerômetros e o segundo com um sistema GPS.

Os ondógrafos da Datawell são os equipamentos que funcionam como referência mundial para medição de ondas, além de possuírem um sistema built in de armazenamento de dados, fornecimento de energia (baterias de alto rendimento ou até painéis solares integrados) e transmissão de dados em tempo-real. O sistema de transmissão pode ser via rádio VHF (alcance de até 50 km!), satélite (destaque para Iridium), celular, dentre outros, dependendo da necessidade do usuário.
>> A empresa, holandesa, foi fundada em 1961 e sempre teve como foco principal a medição de ondas. Possui diversos modelos, todos de alto desempenho e extremamente confiáveis. A Datawell disponibiliza um arquivo em pdf com a história da empresa que é bastante interessante. Veja:  https://goo.gl/FPFU1x

Aanderaa

A norueguesa Aandera possui um dos sensores de maior custo-benefício do mercado –  o Wave and Tide SensorUm sensor pequeno, de simples instalação, excelente custo-benefício, e que pode ser integrado em diversos sitemas. Possui opção RS-232, RS-442 ou AiCaP. Pode operar até 4Hz e fornece em tempo real medidas de altura significativa da onda, altura máxima da onda, período médio e de pico, maré, dentre diversos outros parâmetros.
>> A marca se destaca pelo desenvolvimento de sensores de alto desempenho, inteligentes, e bastante confiáveis, além de plataformas que integram vários sensores, que permitem monitoramentos em tempo-real de diversos parâmetros: salinidade, temperatura, oxigênio dissolvido, correntes, ondas, marés, dentre outros.
É igualmente uma empresa extremamente tradicional no meio oceanográfico, fundada por volta dos ano 60.
Sugerimos que conheça essa história também:  https://goo.gl/UkRk6n

 

Novidades – Próxima edição do evento

A partir de agora esse encontro passará a ser chamar Latin American Symposium on Water Waves.

E em 2018 será realizado em Medellin, na Colômbia.

Programe-se!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sua lista