Equipamentos

Tipos de Marégrafos

03 de fevereiro de 2022

O marégrafo é um sensor que serve para medir o nível da água em determinado local. Para aplicações no mar, o nível acaba sendo correspondente a maré e por isso o nome marégrafo. Porém o mesmo sensor pode ser utilizado em rios ou lagos para medir variações do nível da água conforme a ocorrência de chuvas, por exemplo.

1° tipo – Sensor de pressão

Ele deve ser instalado na água e sempre submerso, mesmo na maré mais baixa. Esse sensor irá registrar dados de pressão que corresponde a extensão da coluna d’água entre o sensor e a superfície. Ou seja, quanto mais água, maior a pressão. Dessa forma, variações no dado de pressão, corresponde a variações no nível da água. Um ponto importante, é que a pressão atmosférica também influencia nos dados medidos. Por isso para medir o nível com confiança é necessário realizar a compensação da pressão atmosférica, de forma que os dados medidos sejam referentes apenas aos níveis da água.

Na nossa linha temos modelos da Aanderaa e EXO que já contam com essa compensação.

2° tipo – Sensor radar

Um marégrafo radar é um sensor totalmente sem contato com a água que transmite pulsos acústicos que são refletidos pela superfície da água, e assim ele mede a distância entre transdutor e água. Conforme o nível da água sobe, essa distância diminui. Como esse sensor fica fora da água, a manutenção é muito mais fácil, porém a instalação deve ser criteriosa para garantir que o sensor fique devidamente nivelado. A instalação geralmente é feita em píeres ou pontes no caso de canais.

Na nossa linha temo um modelo da Waterlog. O NILE, marégrafo radar da marca, tem uma vantagem, pois realiza medidas a cada um segundo, que é uma ótima frequência. Isso possibilita uso de filtros que excluem ondas de alta frequência, para que a variação no nível registrada seja referente apenas a maré.

3° tipo – Boia e Contrapeso

O sistema de boia e contrapeso, como o nome já indica, é composto por uma unidade de boia que fica na água e um peso que fica conectado a boia através de uma fita e uma polia. Conforme o nível da água sobe, a boia acompanha e o peso do outro lado cai, fazendo com que a polia gire para o lado do peso. Quando o nível desce, o contrário ocorre, fazendo com que a polia gire para o lado da boia. O sensor calcula as variações do nível da água conforme as rotações da polia, esse método é mais antigo e apesar de ser mecânico e suscetível a alguns problemas como inscrustração, ele continua sendo uma grande referência.

Também trabalhamos com essa opção com a marca da Waterlog.

Assista ao vídeo

Sua lista