Curiosidades

Fossa das Marianas e Challenger Deep

19 de janeiro de 2018

A Fossa das Marianas está localizada no Oceano Pacífico, a leste da Ilha das Marianas. Possui forma de arco, medindo 2.250 km de comprimento e 69 km de largura.  No seu extremo sul, está localizado o ponto mais profundo dos oceanos, denominado Challenger Deep, com 11.034 m de profundidade. Para se ter ideia do quão profundo é este ponto, saiba que a profundidade média dos oceanos é 3.682 m.

O primeiro navio de pesquisa (HMS Challenger) explorou o local em 1875. Usando cabos lastreados, a equipe estimou a profundidade local em 8.184 m. Mais de um século depois, em 1984, os japoneses enviaram uma embarcação para coletar dados utilizando uma ecosonda multifeixe. Porém, apenas em 2010, uma expedição da Universidade de New Hampshire obteve estimativas mais precisas da profundidade local, utilizando um sonar de varredura lateral.

Mais curiosidades

-A Fossa das Marianas foi formada em uma região de encontro das placas tectônicas das Filipinas e do Pacífico, possuindo uma geologia incrivelmente complexa.

-Se nós cortássemos o Monte Everest no nível do mar e o colocássemos no Challenger Deep, ainda sobraria alguns metros de água acima dele.

-Em 2012, uma expedição em um submersível fez um mergulho até o Challenger Deep, descobrindo diversas espécies e trazendo conhecimento a respeito de uma das partes menos conhecidas do nosso planeta.

 

Fonte: NOAA

 

Sua lista