Curiosidades

Por que o mar é azul?

13 de setembro de 2019

Faça uma rápida pesquisa entre seus colegas e pergunte: por que o mar é azul? Talvez, a maioria das pessoas responderá que o mar é azul porque reflete a cor do céu. Mas, essa resposta não é correta. A base para explicar a cor azul do mar está na física, mais especificamente no entendimento de luz visível e sua absorção pelas moléculas de água.

A luz branca que percebemos vinda do Sol é uma onda eletromagnética formada pela combinação de sete cores do espectro visível. Cada cor possui determinado comprimento de onda, variando dos mais longos dos tons amarelo e vermelhos até aqueles mais curtos dos tons violetas e azuis.

 

Fonte: Só Física

Características próprias da molécula da água (H20), como sua geometria, definem suas propriedades magnéticas e eletrônicas, fazendo com que absorvam de forma mais intensa os comprimentos de onda mais longos, ou seja, os tons amarelos e vermelhos no caso da luz visível. Por essa razão, conforme a luz visível penetra na coluna de água, os tons azulados não são absorvidos totalmente e refletem, fazendo-nos perceber o mar em sua cor característica.

O mar pode ter uma infinidade de outras cores por diversas razões. As cores podem resultar da concentração de sedimentos em suspensão, matéria orgânica e até da concentração e espécie de fitoplâncton, pois a luz se espalhará de forma diferente devido à presença dessas partículas e microalgas.

 

Fonte: Clarke Little, amazingezone.com

Sua lista