Curiosidades

Turbidez da Água do Mar – Curiosidades

03 de março de 2020

Se você conhece o litoral do Estado de São Paulo, em algum momento, já deve ter se perguntado qual seria a razão da água das praias do município de Santos serem “escuras” enquanto que a água do mar de Ilhabela ser quase sempre transparente. Há uma série de fatores que conduzem a tais características, mas o princípio básico que as explica é a turbidez.

Fisicamente, a turbidez de determinado fluido é o parâmetro que medirá o espalhamento da luz decorrente da presença de partículas em suspensão ou coloidais. Ou seja, quanto maior a concentração de materiais em suspensão em um fluido – como a água do mar, maior será sua turbidez porque o espalhamento da luz será maior e, portanto, a água será mais turva.

As praias da orla de Santos têm alta concentração de material em suspensão, principalmente, devido ao aporte de material que recebem do rio Cubatão. Já no entorno de Ilhabela, a água do mar tem baixa concentração de material em suspensão, resultando em águas transparentes a maior parte do ano.

A turbidez afeta organismos diretamente dependentes da luz, como plantas aquáticas, porque limita sua capacidade de realizar a fotossíntese. Isso, por sua vez, afeta outros organismos que dependem dessas plantas para obter alimento e oxigênio.

Os cientistas costumam considerar a turbidez da água em conexão com outros fatores para entender melhor suas causas e consequências. Por exemplo, altos níveis de turbidez podem identificar problemas com a erosão da costa ou instalações de processamento de esgoto que não estão funcionando adequadamente.

 

Turbidimetria

turbidimetria é um método de medida da redução da transmissão de luz em um meio causada pela presença de partículas. O equipamento utilizado para realizar tal medição chama-se turbidímetro o qual usa um método de medição baseado na diminuição da intensidade pela difusão da luz.

Em nosso catálogo, temos equipamentos que medem a turbidez da água do mar. Conheça toda as nossas soluções em equipamentos: www.hidromares.com.br/equipamentos

Sua lista