Curiosidades

Salinidade – Curiosidades

21 de maio de 2020

Um parâmetro muito importante para a dinâmica dos oceanos, bem como para vida marinha, é a salinidade a qual corresponde ao teor de sais dissolvidos na água. Mas como é feita a medição dessa variável?

A forma mais rápida de se estimar a salinidade da água do mar é através da sua condutividade. Sais em solução existem inteiramente como íons, tornando a água do mar uma condutora de corrente elétrica. Dessa forma, quanto maior a quantidade de íons presentes, maior é a condutividade da solução e, logo, maior a salinidade da água. A condutividade é medida em milli-Siemens por centímetro (mS/cm). Já a salinidade é uma grandeza sem dimensão, pois é a razão entre duas massas (massa de sal dividida por massa de água do mar).

Além da concentração de íons, há outro fator que influencia na condutividade: a temperatura da água. Dessa forma, conhecendo a condutividade e a temperatura de um corpo d’água é possível determinar sua salinidade.

 

Equipamentos

Um equipamento muito utilizado para medir a salinidade da água do mar é o CTD o qual mede a condutividade (C) e a temperatura (T), além da pressão/profundidade (D – do inglês depth). Via de regra, usa-se o CTD para amostrar esses parâmetros ao longo da coluna de água, sendo possível observar a variação vertical de cada variável.

Há diversos modelos de CTD’s no mercado. Um exemplo é o CastAway CTD, da SonTek (https://www.sontek.com/media/pdfs/castaway-ctd-web.pdf). Desenvolvido para regiões costeiras, é um sensor de fácil manuseio, compacto e prático.

Para opções de instalação fixa, sem necessidade de medição em perfil, algumas opções são o CT, da Aanderaa (https://www.aanderaa.com/media/pdfs/d369_aanderaa_conductivity_sensor_4319.pdf), ou o DST CTD, da Star:Oddi (https://www.star-oddi.com/media/1/dst_brochure_-may_2017_web.pdf).

 —-

Indicamos também o blog Oceano Sem Limites, um post que tem outras informações técnicas sobre salinidade: http://oceanosemlimites.com.br/sal-do-mar/

Sua lista