Curiosidades

Neve Marinha – Curiosidades

05 de março de 2018

A neve marinha é composta por detritos biológicos que se originam nas camadas superiores do oceano e que precipitam em direção às camadas mais profundas. Esse fenômeno acontece à medida que plantas e animais que vivem em zonas mais rasas, perto da superfície, morrem e caem em direção ao fundo do mar. Além de animais e plantas, a neve marinha também é formada por matéria inorgânica, como sedimentos, fuligem e poeira, além de matéria fecal.

 

Por que neve marinha?

Estes detritos que precipitam suavemente, apresentam a aparência de flocos de neve. Esta primeira denominação aparece nos diários de bordo da Expedição Challenger em 1899. Mas o termo foi popularizado por William Beebe em 1934 quando explorou grandes profundidades a bordo de seu batiscafo.

A neve marinha tem um papel muito importante no ciclo de carbono global, sendo uma fonte alimentos para muitas outras espécies como filtradores e detritívoros. Eles filtram os “flocos de neve” da água ou eliminam do fundo do mar. A pequena porcentagem de material que não é consumido pelos animais marinhos se incorpora no lodo no fundo do oceano.

 

Cerca de 75% do fundo do oceano é coberto por esta “neve”. A taxa de deposição pode alcançar cerca de 6 m a cada milhões de anos. Portanto, estruturas naufragadas podem levar centenas a dezenas de anos para serem completamente cobertas por este material.

Fonte: NOAA, Forbes

 

Sua lista