Curiosidades

Água Salgada – Curiosidades

08 de outubro de 2018

Por que o oceano é salgado?

São dois os principais motivos da água dos oceanos ser salgada:

Desgaste das Rochas

A água é um dos principais agentes de transformação do relevo tanto por ação mecânica quanto química. Nesse processo, a água dissolve as substâncias que formam as rochas que estão sendo erodidas. Estas substâncias dissolvidas são transportadas, na forma de íons, pelos córregos e rios em direção ao mar. Dois dos íons com maior concentração na água do mar são cloreto e sódio que são “salgados”.

Segundo algumas estimativas, se o sal no oceano pudesse ser removido e espalhado uniformemente sobre a superfície terrestre, ele formaria uma camada de mais de 152 m de espessura, aproximadamente, a altura de um prédio comercial de 40 andares.

Ciclo da Água

A maior parte da água que evapora para a atmosfera provém dos oceanos, responsáveis por cerca de 83% de todo o vapor emitido. No entanto, desse total, apenas 76% precipita sobre os próprios oceanos. O restante precipita sobre as áreas continentais, sendo que as bacias hidrográficas direcionam essa água para o leito dos rios.

Portanto, via de regra, enquanto chove mais do que evapora nas áreas continentais, nas áreas oceânicas, ocorre o oposto. Por isso, quando os rios deságuam nos mares, suas águas carregam consigo mais íons e sais minerais provenientes das rochas por eles desgastadas, gerando acúmulo de sal novamente.

Curiosidade

De toda a água da Terra, 97,5% é água salgada. Da água restante (i.e., água doce, 2,5%), mais de 99% está estocada em reservatórios subterrâneos ou na forma de gelo. Dito isso, menos de 1% da água doce está disponível em lagos, rios e outros tipos de reservatórios na superfície.

Como medir a salinidade da água?

A água contém sais inorgânicos, substâncias polares capazes de conduzir eletricidade. Por isso, a salinidade da água é principalmente medida por meio de sua condutividade. Existem equipamentos que fazem essa medição e determinam a salinidade como nosso Mini-CTD CastAway.

Fonte: NOAA, Mundo Educação, KhanAcademy

Sua lista