Curiosidades

Ponto Nemo – Curiosidades

25 de outubro de 2017

O que é o Ponto Nemo?

O Polo da Inacessibilidade do Pacífico, também chamado de Ponto Nemo, é o local mais distante de qualquer continente ou ilha no planeta Terra. O nome Nemo, que significa ‘ninguém’ em Latim, foi uma homenagem ao famoso Capitão Nemo, de Júlio Verne (já leu Vinte Mil Léguas Submarinas?).

Sua localização exata só foi definida em 1992 pelo engenheiro Hrvoje Lukatela através do uso de um programa de computador que incorporava o formato elipsoide do planeta Terra com alta precisão. Portanto, o Ponto Nemo encontra-se na metade sul do oceano Pacífico, situado a 2.688 km de distância equidistante das costas de três ilhas longínquas: Ilha de Ducie (uma das ilhas de Pitcairn), ao norte; Motu Nui (pertencente à Cadeia da Ilha de Páscoa), a nordeste, e Ilha de Maher (parte da Antártica), ao sul.

É tão distante da terra firme que os seres humanos mais próximos dali são, em geral, os astronautas: a Estação Espacial Internacional orbita no máximo a 456 km da Terra. 

 

Ponto Nemo

 

E quais organismos vivem no Ponto Nemo?

Segundo o oceanógrafo Steven D’Hondt, da Universidade de Rhode Island (EUA), provavelmente não muitos organismos. Isso ocorre porque o ponto fica dentro do giro oceânico do Pacífico Sul o qual é formado por um sistema de corrente marítimas, sendo limitado pela Austrália, a oeste, pela América do Sul, a leste, pela linha do Equador, ao norte, e pela Corrente Circumpolar Antártica, ao sul. Este padrão de circulação dificulta a entrada de águas mais frias, ricas em nutrientes. Além disso, o enriquecimento das águas por matéria orgânica proveniente dos continentes é inviável devido à enorme distância dos mesmos.

Desta forma, há pouco nutriente na água para alimentar espécies planctônicas e nectônicas e, consequentemente, pouco detrito biológico (marine snow) sendo depositado no leito oceânico o qual é praticamente desabitado. “Trata-se da região com menor atividade biológica ativa de todos os oceanos do mundo”, afirma D’Hondt.

Fontes: NOAA; BBC; Mar Sem Fim

A HidroMares oferece soluções que integram serviços e equipamentos de alta qualidade, com reconhecida reputação científica. Previsão operacional, Monitoramento ambiental, Modelagem numérica, Monitoramento em tempo real e Vendas consultivas de equipamentos oceanográficos.

Entre em nosso site e confira: https://goo.gl/qiaYGU

Sua lista