Curiosidades

Florestas Subaquáticas (Kelp Forest)

10 de janeiro de 2019

Você sabia que, no fundo do mar, existem verdadeiras florestas subaquáticas? Elas são formadas por grandes algas da Ordem Laminariales, denominadas vulgarmente por kelp. Apenas cerca de 30 gêneros desta Ordem são conhecidos. Estas florestas se formam em áreas de águas frias (temperatura < 20°C), ricas em nutrientes e com elevada intensidade de luz. Portanto, sua distribuição é limitada a oceanos de regiões temperadas e, também, pela profundidade: em geral, até 30 m no Atlântico e Pacífico Norte e, até 120 m em condições de elevada penetração de luz como no Mediterrâneo.

As florestas subaquáticas fornecem um habitat tridimensional importante tanto para proteção e reprodução quanto alimentação de animais marinhos. Podem alcançar até 90 metros de altura, formando longos corredores para caça de predadores. Peixes e invertebrados de elevado valor comercial são residentes comuns das florestas de kelp. Destas algas, também são extraídos diversos produtos utilizados na alimentação e nas indústrias, inclusive na fabricação de cosméticos e fertilizantes.

Embora as florestas de kelp sejam ecossistemas importantes onde quer que ocorram, elas são mais dinâmicas do que outros ecossistemas marinhos como recifes de coral, por exemplo. Desta forma, elas podem desaparecer e reaparecer com base nas condições oceanográficas reinantes em determinado período e no tamanho da população de seus herbívoros primários. Verões mais quentes do que o normal e mudanças sazonais nas correntes que trazem os nutrientes para as florestas de algas são ameaças a sua sobrevivência. Também, tempestades intensas podem dizimar grandes áreas de floresta, arrancando as algas do fundo do mar.

Fonte: BBC, Oceana

Sua lista