Curiosidades

Ressaca do Mar – Curiosidades

03 de julho de 2019

Ressaca é o termo utilizado para denominar uma grande elevação da superfície do mar na costa, causada pela soma construtiva de três processos físicos: empilhamento pelo vento, onda e maré.

Na costa Sudeste do Brasil, o empilhamento de água ocorre associado aos ventos de sistemas meteorológicos frontais, comumente chamados de frentes frias, com direção de S-SW. Ventos com essa direção geram elevação do nível do mar na costa: quanto mais persistentes e intensos, maior será a elevação.

Ondas na superfície do mar também são geradas pelos ventos e quanto maior a intensidade do vento, maior é a altura da onda gerada. Portanto, como os ventos associados a frentes frias tendem a ser mais intensos, ondas mais altas são observadas durante ressacas.

Por fim, ainda há as marés. As marés não são geradas pelos ventos: são geradas pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. Por isso, possuem ciclos associados à posição desses astros em relação à Terra. Ressacas mais intensas ocorrem durante marés de sizígia: quando a Lua, o Sol e a Terra estão alinhados (lua nova ou cheia), as forças se somam e as maiores amplitudes de maré são observadas.

Dessa forma, ao longo do litoral sudeste do Brasil, super-ressacas ocorrem quando frentes frias com ventos intensos passam lentamente pela região durante o período de maré de sizígia.

A intensidade dessas ressacas pode atuar de forma destrutiva em orlas de praias, prejudicando bens públicos e privados. Sorte que já podemos prevê-las com alguns dias de antecedência (recomendamos: http://preamar.io.usp.br/).

 

Em 2016, na cidade de Santos (SP), presenciamos fortes ressacas e nossa Diretora Executiva, Adriene Pereira, participou de uma palestra na Universidade para falar sobre o assunto: https://glo.bo/2XHIir3

 

Sua lista