Curiosidades

Circulação Termohalina – Curiosidades

16 de abril de 2019

Você já parou para pensar sobre como ocorre a circulação dos oceanos? O movimento das águas na camada superficial é mais óbvia para nós, seres humanos. Afinal, percebemos as ondas e as marés e o claro movimento das águas provocado por essas forçantes. Mas e no fundo dos oceanos? Seriam áreas de águas estagnadas?

Nada disso.

A circulação dos oceanos apresenta duas principais componentes: a circulação gerada pelo vento, que ocorre na camada superficial, e a circulação termohalina, responsável pela renovação de águas profundas.

A circulação termohalina ocorre devido a diferenças de densidade causadas por variações de temperatura (termo) e salinidade (halina) das águas. Em função de suas propriedades físicas, águas mais frias são mais densas e, por isso, afundam de forma que o espaço liberado nas camadas mais rasas é ocupado por águas mais quentes e menos densas. Além da temperatura, a salinidade também altera a densidade da água: quanto maior a quantidade de sal presente em determinada massa de água, mais densa ela se torna.

A diferença de densidade das águas ocorre tanto vertical quanto horizontalmente nos oceanos. Isso ocorre porque nas regiões polares, a água superficial dos oceanos perde calor para a atmosfera porque o oceano é mais quente do que o ar. Ao perder calor para atmosfera, as águas se resfriam. Além disso, o processo de formação de gelo marinho expulsa o sal, liberando quantidades de sal na coluna de água e, consequentemente, aumentando sua salinidade e densidade.

Dessa forma, as águas frias e salinas das camadas superficiais dos oceanos polares afundam em direção ao leito do oceano, “empurrando” camadas de água mais abaixo. Ao atingir grandes profundidades, essa água densa, fria e com alta salinidade passa a se deslocar ao longo do leito marinho em direção aos trópicos. Conforme a latitude diminui, a água vai ganhando calor e se tornando menos densa, até que sobe à superfície, dando continuidade ao fluxo de movimento.

 

Fonte: Artic Climate Impact Assessment-ACIA, 2005

É desta forma que os oceanos, através da circulação termohalina, apresentam papel fundamental no controle do clima do planeta Terra, atuando no transporte de calor de regiões equatoriais para maiores latitudes.
 

Veja um vídeo

Sua lista