Equipamentos

Como funcionam os ADCPs?

18 de janeiro de 2022

Os ADCPs são utilizados para medir a velocidade de correntes na água. A sigla vem do nome em inglês Acoustic Doppler Current Profiler como o nome indica o sensor funciona a partir do princípio acústico do efeito doppler.

Os equipamentos possuem transdutores que são os círculos amarelos do modelo XR e no SL da SonTek, como podemos ver na imagem abaixo.

Estes círculos emitem pulsos sonoros em uma frequência conhecida e constante, essas ondas conforme se propagam na coluna d’água são refletidas por partículas em suspensão e retornam para o equipamento. Mas como essas partículas estão em movimento em função da corrente, o sinal retorna para o equipamento com uma frequência um pouco diferente, é maior quando as partículas estão aproximando e menor quando elas estão afastando do equipamento. Essa diferença entre a frequência do pulso sonoro emitido e recebido pelo equipamento é denominada doppler shift e é através dela que é possível de calcular a que velocidade essas partículas estão se movendo, ou seja, qual a velocidade da corrente.

Importante

Uma característica importante é que ADCPs conseguem medir a velocidade da corrente em várias camadas ao longo da coluna d’agua. Isso porque as ondas que atingem partículas mais distantes do sensor demoram mais para retornar e como a velocidade do som na água é conhecida, é possível medir essa distância e assim medir a velocidade da corrente em diferentes camadas.

Sua lista