Equipamentos

Tipos de ADCP

13 de novembro de 2019

ADCPs, do inglês Acoustic Doppler Current Profiler (Perfilador de Correntes Acústico por Efeito Doppler), são equipamentos utilizados para medir a velocidade de correntes na água.

Os ADCPs utilizam ondas sonoras para medir a velocidade, a partir do princípio do efeito doppler. Pulsos acústicos são emitidos a uma frequência constante e, quando atingem partículas em suspensão, retornam com frequência ligeiramente maior ou menor. Essa diferença entre a frequência emitida e recebida é chamada de Doppler shift e através dela é possível medir a velocidade de movimento de partículas em suspensão e, consequentemente, da corrente.

Quanto mais tempo os pulsos levam para retornar, mais distante estão as partículas. Dessa forma, conhecendo a velocidade do som na água, o tempo de retorno de um pulso sonoro e o Doppler shift, é possível calcular a velocidade da corrente em diferentes camadas.

 

Qual o tipo de ADCP ideal para a sua aplicação?

Com tantas opções de modelo desse tipo de equipamento, como saber qual o ideal para determinado projeto? Aqui, vão alguns exemplos de como ADCPs podem ser instalados e os respectivos modelos indicados:

 

  1. ADCP rebocado – Essa opção é utilizada com auxílio de uma embarcação, sendo interessante para levantamentos em uma determinada área, a partir da realização de transectos. Para esse tipo de uso, é recomendado que o equipamento possua o chamado bottom tracking, pois assim é capaz de desconsiderar a velocidade de movimento do barco em relação às correntes. Um exemplo é o HydroSurveyor, da SonTek, que além de correntes, também fornece dados batimétricos.
  1. ADCP lateral – Esse modelo mede a variação da velocidade de correntes ao longo de uma secção horizontal. Essa solução é muito utilizada pela HidroMares em nossos sistemas de monitoramento em tempo real em portos, pois permite a medição das correntes no centro do canal de navegação mesmo sendo instalado na margem, diminuindo os riscos de danos por arrasto/atropelamento e/ou soterramento. Além disso, o esforço para manutenção também é reduzido, pois, sendo instalado em um píer, por exemplo, o acesso ao equipamento é muito mais simples. O modelo que utilizamos é o SL500, da SonTek, o qual também oferece a opção de medição de altura e período de ondas.
  1. ADCP de fundo – Ideal para medição de correntes ao longo da coluna d’água, podendo realizar também a medição de ondas e marés através de um sensor de pressão acoplado. Por estar fixo, este método permite a medição com maior exatidão, assim como medição de correntes menos intensas. Esse tipo de configuração é mais utilizado em regiões costeiras, pois a profundidade é um fator importante para a facilidade de instalação. Os modelos oferecidos pela HidroMares são o Argonaut-XR, da SonTek e o DCPS, da Aanderaa.
  1. ADCP em boia de superfície – Essa opção apresenta vantagens principalmente quando há interesse na medição de outros parâmetros, como vento, ondas, condutividade, etc., de forma que os sensores podem ser instalados juntos na mesma boia. Sob o ponto de vista de transmissão em tempo real, ainda apresenta o benefício de possibilitar a acomodação de datalogger, modem, baterias e painéis solares para funcionamento da estação. Para instalação na superfície, é necessário que o ADCP tenha algum mecanismo para compensação do movimento da boia. No modelo DCPS, da Aanderaa, isso é feito ping a ping. Este ADCP também permite a configuração no modo Narrow Band ou Broad-band, sendo o primeiro o mais indicado para o uso em boias.
  1. Linha de fundeio – Em maiores profundidades, ou quando há interesse na instalação de outros sensores ao longo da coluna d’água, a instalação em linha de fundeio é uma boa solução. Para longo alcance, uma alternativa é o uso de 2 ADCPS, um volado para a superfície e outro para o fundo, dobrando o alcance. O modelo recomendado para esse tipo de aplicação é o DCPS, da Aanderaa.

 

PDF com detalhes: https://www.sontek.com/media/pdfs/current-profiling-solutions.pdf

Mais informações em https://hidromares.com.br/equipamentos/

Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: equip@hidromares.com.br

Sua lista