SISMO®

Uma das mais fortes ressacas já registrada em Santos – entenda!

01 de novembro de 2016

No último final de semana outra intensa ressaca atingiu a região Sul e grande parte do Sudeste Brasileiro. Porém, essa pode ser considerada uma das mais fortes ressacas registradas em 2016. Desta vez a força dos ventos veio de um potente ciclone extratropical que se formou no dia 26 de Outubro entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.*  Na sexta-feira observamos um significativo aumento no tamanho das ondas no litoral santista, atingindo o ápice na madrugada de sábado.

Uma forte frente fria gerou ventos intensos que causaram o empilhamento de água próximo à costa. O nível do mar ficou cerca de 80 cm acima do normal. Foi registrada elevação do nível do mar de 2,3 m quando o esperado seria 1,5 m. Os registros indicaram ondas com alturas superiores a 3,30 m na região. Além destes fatores, havia proximidade do período de sizígia (Lua Nova) que ocorreria no domingo e implicando em maiores variações do nível do mar provocadas pelas marés. Nesse contexto, novamente as águas do mar invadiram as avenidas e o cenário observado foi de grandes danos.

Os dados informados para a região de Santos vêm do sistema desenvolvido pela HidroMares para a praticagem de São Paulo, o SISMO SPPilots. O sistema de informações meteo-oceanográficas em tempo real está instalado no acesso ao Porto de Santos, na Ilha das Palmas. Abaixo você observa uma das telas do sistema que registra a variação do nível do mar durante o evento do último final de semana.

 

Nível do mar (SISMO SPPilots)

Imagem inline 1

No início do gráfico, observamos uma maré de quadratura, popularmente conhecida como maré morta. Nela a varição do nível do mar é relativamente pequena. Quanto mais nos aproximávamos da Lua Nova (domingo) maior ficava a variação, ocasionada pela a maré de sizígia – conhecida também como maré viva. Na sexta-feira o indicador de maré subiu para a faixa cinza, entre 1 e 2 m, ultrapassando os 2,0 m em alguns momentos. Esse deslocamento é a ressaca, gerada pelo empilhamento de água na costa pelos ventos do quadrante Sul.

 

Altura de ondas (SISMO SPPilots)

Imagem inline 2

Na tela acima observamos a altura das ondas. Elas seguem as variações apontadas anteriormente. Durante quinta-feira e início de sexta-feira foi mantida a média da região que é de 30 cm de altura. Entre sexta e sábado ocorreu um grande aumento, passando para 2,5 m com picos acima de 3,2 m de altura.

As informações oceanográficas apresentadas neste texto sobre a cidade de Santos vêm do sistema desenvolvido pela HidroMares para a praticagem de São Paulo (Porto de Santos) – o SISMO SPPilots. >> Conheça mais sobre o SISMO no Porto de Santos, clicando aqui! 

*Informações em http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/10/30/mar-raivoso-no-fim-de-outubro-de-2016-2474

Sua lista