SISMO®

SISMO® por Xylem Brand: monitoramento faz os negócios portuários fluírem

11 de agosto de 2017

O  SISMO® da HidroMares ganha repercussão internacional

Através de grandes marcas como SonTek e Aanderaa, do gigante grupo Xylem, o Sistema de Informações Meteo-oceanográficas  SISMO® criado por nós foi destaque internacional.

Com esse título a Xylem divulgou em diversos canais uma matéria sobre a contribuição do SISMO® para o crescimento do número de operações nos portos brasileiros, assim como de sua segurança.

“No estado do Rio de Janeiro, um dos portos utilizou o SISMO® para reduzir em uma hora o tempo de aproximação de cada embarcação até o pier, utilizando dados históricos para otimizar padrões de manobra na bacia de evolução. SISMO® também possibilitou a abertura de operações noturnas no porto, relata Gabriel. “O terminal praticamente duplicou o tempo operacional quando a navegação à noite foi autorizada como resultado da implementação do SISMO®”, ele conta.

As extensas séries temporais de dados obtidas pelos quatro SISMO instalados em portos do Rio de Janeiro também aumentam a segurança de navegação, especialmente onde o canal bifurca em uma área rasa onde rochas tiveram que ser detonadas antes de operações de dragagem, adiciona Paschoal.”

A HidroMares já instalou o SISMO® em sete complexos portuários no Brasil, desde terminais oceânicos nas costas sudeste e nordeste do país até portos fluviais na Bacia Amazônica.

Mesmo antes de instalar o SISMO em portos do Rio de Janeiro, a HidroMares realizou durante 4 anos o monitoramento contínuo de correntes, ondas, nível do mar e temperatura da água na Baía de Sepetiba para um empreendimento da Marinha do Brasil. Essas informações detalhadas contribuíram para construção do estaleiro de submarinos nas proximidades de um terminal de minério de ferro, desenho dos canais, dimensionamento da bacia de evolução, desenvolvimento do projeto e planejamento logístico.

 

Sobre o Inovador SISMO® – nas palavras da Xylem Brand

“A forma como HidroMares integrou os ADCPs Argonaut e o sensor de visibilidade Mira às boias Tideland com visualização dos dados através do software Geoview e, então, corrigindo os dados com medições com o CastAway-CTD, reflete o profundo conhecimento que eles têm dos produtos que eles representam”, observa Jones. “Mas o que é ainda mais profundo é a compreensão deles em relação às necessidades de seus clientes – práticos, capitães de navio e operadores dos terminais – para operarem de forma segura e eficiente. SISMO® é um excelente exemplo de aplicação de tecnologia de ponta, não apenas para gerar dados, mas para entregá-los de uma forma elegante e com foco no cliente”.

 

HidroMares – representante Xylem no Brasil

O sistema, customizável, é montado visando extrair os dados necessários ao projeto de acordo com as características ambientais da região de instalação. Para garantir a utilização dos melhores equipamentos em toda a sua potencialidade, testamos cada um deles em nossos trabalhos internos. Após a experiência necessária, definimos os equipamentos que irão compor o sistema a ser instalado. E nos unimos a grandes marcas do segmento da oceanografia que têm em sua atuação o mesmo compromisso com a qualidade. Porque segurança e confiabilidade são valores indispensáveis aos projetos que envolvem vultosos investimentos em todo o mundo. Nos quais o desenvolvimento de nações, a proteção do meio ambiente e a segurança de pessoas estão envolvidas. Em nossos monitoramentos pelo Brasil e América Latina utilizamos todas as marcas do grupo Xylem. Confira abaixo os equipamentos utilizados e disponíveis à venda pelo nosso departamento comercial.

Conheça os equipamentos à venda pela HidroMares: https://goo.gl/9CSGcS

 

Sua lista