SISMO®

Ressaca em Santos, 21 de agosto de 2016

22 de agosto de 2016

Ontem, 21 de agosto de 2016, no final de tarde, Santos sofreu com uma forte ressaca. O fenômeno castigou principalmente a Ponta da Praia e a entrada do Porto de Santos.

O Sistema de Informações Meteo-oceanográficos em tempo real desenvolvido pela HidroMares, o SISMO®, registrou dados inéditos desde que foi instalado no Porto de Santos. O equipamento localizado nas proximidades da Ilha das Palmas, mediu ondas acima de 4,25m às 17:30.

Recorde de Ondas

Este é um novo recorde de altura de ondas desde que o SISMO®SPPilots foi instalado em abril de 2014. A passagem da frente fria fez  com que o nível do mar subisse acima do esperado.

Veja na figura abaixo que no momento de maré mais alta foram registradas as maiores alturas de onda. Assim, com a somatória da altura das ondas extremamente alta para a região e um nível do mar elevado, a água invadiu facilmente as avenidas da cidade.

ressaca_em_Santos

As ondas continuaram acima dos 3m de altura até as 2 horas da madrugada. Por todo esse período o nível do mar ficou quase 1m acima do esperado.

Nossa equipe percorreu os locais afetados pela ressaca deste domingo e mapeou toda a área invadida pela água do mar. Foram identificadas marcas de água com mais de 80cm acima do nível da rua.

Veja abaixo mapeamento da região afetada.

Área Alagada

Assista no vídeo abaixo os registros do dia seguinte à ressaca.

 

O Dia Seguinte da Ressaca, Santos 21 de agosto de 2016 from HidroMares on Vimeo.

Sua lista