HidroMares

Os controles do canal do Porto

05 de junho de 2023

A HidroMares participou participou do Porto 360° entrevista, realizada no dia 17 de maio. Foi uma ótima oportunidade dos diretores Gabriel Paschoal e Alexandre De Caroli falarem sobre os principais projetos da empresa, bem como a importância da oceanografia para a segurança e a eficiência das operações portuárias.

Foi conversado sobre o planejamento para instalar o SISMO. Um resumo do que o Alexandre falou sobre o assunto: “A HidroMares quando inicia um projeto para o porto planeja os locais onde haverão medições, há um planejamento prévio com o porto, praticagem ou comandante do navio. Juntamente com técnicas de oceanografia, é identificado os melhores locais para a instalação dos equipamentos. Todos os sensores científicos são instalados nos locais escolhidos, que pode ser uma boia ou um píer, e começam e medir as condições tanto meteorológicas quanto oceanógraficas. Porém o mais interessante é o envio esses dados e transmissão para um servidor que está na nuvem, recebendo essa dado, processando e avaliando. Se o dado é validado, é enviado para o aplicativo, site ou centro de controle para ser visto em tempo real.”

A HidroMares utiliza tecnologias avançadas de coleta e análise de dados, como boias oceanográficas, sensores meteorológicos e oceanográficos e modelos numéricos, para fornecer informações confiáveis e precisas sobre as correntes, as ondas, as marés e o clima na região do porto. Essas informações são essenciais para o planejamento, controle e a execução das manobras dos navios, evitando acidentes e otimizando o tempo de atracação e desatracação.

Inteligência Artificial?

Uma das dúvidas era se havia inteligência artificial no SISMO. A resposta do Gabriel em resumo foi: “Sim! Aplicamos inteligência artificial em algumas etapas. Inicialmente verificando se o dado é confiável ou não, nessa verificação conseguimos identificar se o equipamento está soterrado ou se ocorreu algo naquela estação. O SISMO Deep Blue, usa IA para fazer uma previsão de dados, saindo dos modelos numéricos, para utilizar o próprio dado medido em tempo real que consegue corrigir essa previsão. Ganhamos acuracidade que é muito significativa.”

A HidroMares conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e experientes, que buscam constantemente a inovação e a melhoria dos serviços prestados aos clientes. A empresa é uma referência nacional em oceanografia aplicada ao setor portuário e tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável do Porto de Santos e do Brasil. Foi uma excelente entrevista e você pode conferir ela completa no YouTube, assista no player abaixo.

Sua lista