SISMO®

Lançamento ReDRAFT® na Praticagem de São Paulo

29 de junho de 2016

Santos, 28/06/2016.

Hoje, aconteceu na sede da Praticagem de São Paulo a apresentação de lançamento do sistema ReDRAFT®. A aplicação exata deste sistema só foi possível pelo fornecimento de dados oceanográficos em tempo real do SISMO® SPPilots.

Apresentação do ReDraft por Cláudio Paulino, Presidente da Praticagem de São Paulo
Apresentação do ReDRAFT® por Cláudio Paulino, Presidente da Praticagem de São Paulo.

O sistema ReDRAFT®, criado pela Argonáutica em parceria com o TPN-USP e a Praticagem de São Paulo, avalia as condições ambientais e calcula o calado máximo seguro de acordo com as principais regulamentações nacionais e internacionais (ABNT, PIANC, USACE), garantindo assim eficiência e segurança à operação. Dessa forma, com o ReDRAFT®, o calado máximo considerado para as manobras dos navios não é fixo, variando de acordo com as características da embarcação, do tipo de manobra e das condições meteo-oceanográficas.

Aqui entra o SISMO®SPPilots! Os dados de correntes, ondas e marés, medidos pelo sistema implantado pela HidroMares para a Praticagem de São Paulo, fornecem os parâmetros oceanográficos para os cálculos de calado dinâmico realizados pelo ReDRAFT®. Além disso a estrutura de banco de dados do SISMO®, assim como o seu acesso via WebService, possibilita que os dados sejam inseridos automaticamente no ReDRAFT,  de forma fácil e segura, sem a necessidade de inserção manual dos dados como visto em sistemas menos desenvolvidos.

Da esquerda para Direita, Felipe Ruggeri e Rafael Watai, fundadores da Argonautica e Gabriel Paschoal Diretor Comercial da HidroMares
Da esquerda para direita: Felipe Ruggeri e Rafael Watai, fundadores da Argonáutica, e Gabriel Paschoal, Diretor Comercial da HidroMares.

 

Com todas essas informações é possível a realização de manobras de navios cada vez maiores, sem aumento das estruturas portuárias, com maior segurança e confiabilidade. O SISMO® e o ReDRAFT® possibilitam aumentar o aproveitamento e planejamento de janelas de operação com base na maré e previsões das condições meteo-oceanográficas.

Assim como o SISMO®, este novo sistema, faz parte de um grande investimento que vem sendo realizado pela Praticagem de São Paulo no desenvolvimento do C3OT, que garante muito mais segurança e eficiência nas manobras no maior porto da América Latina.

Sua lista