Equipamentos

DST CTD da Star:Oddi – Parceria HidroMares com LHiCo (IOUSP)

07 de fevereiro de 2019

Com a finalidade de monitorar a intrusão da salinidade no estuário de Santos, o Laboratório de Hidrodinâmica Costeira (LHiCo) do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo escolheu o sensor DST CTD da Star:Oddi. Este sensor realiza medições de condutividade, temperatura e profundidade, parâmetros importantes para a caracterização física de um sistema estuarino. Seu tamanho reduzido possibilita a instalação em diversos locais, de forma prática e disfarçada.

Foram instalados dois sensores em um mesmo ponto, escolhido por sua posição “central” no canal principal do estuário. Um dos sensores fica próximo da superfície, a 1 metro de profundidade em maré baixa, e o segundo a 9 metros. O objetivo principal é estudar a variação local da salinidade durante os ciclos de maré e como é a estrutura vertical. O estudo faz parte do doutorado da oceanógrafa Carine G. R. Costa, pesquisadora do LHiCo. Os dados de condutividade e temperatura obtidos pelo DST CTD serão utilizados para alimentar e calibrar o modelo hidrodinâmico que está em desenvolvimento. Uma vez finalizado, o modelo será utilizado para subsidiar previsões operacionais de correntes e oscilações do nível do mar no estuário.

A HidroMares, além de ter realizado a instalação dos sensores, participa do projeto realizando manutenções mensais e avaliando a qualidade dos dados em primeira mão.

Saiba mais

Sobre a marca, equipamento, tire suas dúvidas e faça seu orçamento:
https://hidromares.com.br/marcas_equipamentos/star-oddi/

Sua lista