Blog
Circulação Termohalina – Curiosidades
16 de abril de 2019
Você já parou para pensar sobre como ocorre a circulação dos oceanos? O movimento das águas na camada superficial é mais óbvia para nós, seres humanos. Afinal, percebemos as ondas e as marés e o claro movimento das águas provocado por essas forçantes. Mas e no fundo dos oceanos? Seriam áreas de águas estagnadas?
Nada disso.
A circulação dos oceanos apresenta duas principais componentes: a circulação gerada pelo vento, que ocorre na camada superficial, e a circulação termohalina, responsável pela renovação de águas profundas.
A circulação termohalina ocorre devido a diferenças de densidade causadas por variações de temperatura (termo) e salinidade (halina) das águas. Em função de suas propriedades físicas, águas mais frias são mais densas e, por isso, afundam de forma que o espaço liberado nas camadas mais rasas é ocupado por águas mais quentes e menos densas. Além da temperatura, a salinidade também altera a densidade da água: quanto maior a quantidade de sal presente em determinada massa de água, mais densa ela se torna.
A diferença de densidade das águas ocorre tanto vertical quanto horizontalmente nos oceanos. Isso ocorre porque nas regiões polares, a água superficial dos oceanos perde calor para a atmosfera porque o oceano é mais quente do que o ar. Ao perder calor para atmosfera, as águas se resfriam. Além disso, o processo de formação de gelo marinho expulsa o sal, liberando quantidades de sal na coluna de água e, consequentemente, aumentando sua salinidade e densidade.
Dessa forma, as águas frias e salinas das camadas superficiais dos oceanos polares afundam em direção ao leito do oceano, “empurrando” camadas de água mais abaixo. Ao atingir grandes profundidades, essa água densa, fria e com alta salinidade passa a se deslocar ao longo do leito marinho em direção aos trópicos. Conforme a latitude diminui, a água vai ganhando calor e se tornando menos densa, até que sobe à superfície, dando continuidade ao fluxo de movimento.
Fonte: Artic Climate Impact Assessment-ACIA, 2005
É desta forma que os oceanos, através da circulação termohalina, apresentam papel fundamental no controle do clima do planeta Terra, atuando no transporte de calor de regiões equatoriais para maiores latitudes.