SISMO®

Aumenta o calado operacional do Porto de Santos

03 de agosto de 2018

O calado operacional do Porto de Santos foi ampliado em 30 cm em julho de 2018. Com o Centro de Coordenação, Controle e Operação de Tráfego (C3OT), a Praticagem de São Paulo começou a ter informações detalhadas das condições de acesso ao Porto a partir da combinação do Sistema de Informações Meteo-Oceanográficos – SISMO® – com o Sistema ReDRAFT®.

Os dados de correntes, ondas e marés, medidos pelo SISMO® implantado pela HidroMares para a Praticagem, fornecem os parâmetros oceanográficos necessários para os cálculos de calado dinâmico realizados pelo ReDRAFT®. A estrutura de banco de dados do SISMO®, assim como o seu acesso via APIs, possibilita que os dados sejam inseridos automaticamente no ReDRAFT® de forma fácil e segura.

Foi esta combinação de tecnologias que possibilitou a ampliação do calado operacional do Porto de Santos. Segundo explicado pelo diretor-presidente da Docas, José Alex Oliva, na data da ampliação, este acréscimo foi possível “sem a realização de obras, mas com inteligência”. Com essa ampliação as embarcações poderão transportar uma quantidade maior de cargas, ampliando as operações no complexo portuário santista.

 

O que é calado?

O calado é a altura da parte do casco do navio que fica submersa (medida entre a quilha e a linha d´água). Essa medida é um limite que garante a segurança da navegação, para impedir que o navio afunde demais e acabe encalhando.

Fonte: A Tribuna

Sua lista