HidroMares

Participe do HackAçu

08 de agosto de 2023

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 2ª EDIÇÃO DO HACKAÇU   

A maratona online do Porto do Açu busca soluções reais para potencializar o complexo portuário e a comunidade da região de São João da Barra

Pelo segundo ano, o Porto do Açu promove uma maratona online, que vai reunir estudantes, professores e profissionais de diversas áreas em uma plataforma para criar soluções que tornem o Porto do Açu ainda mais inteligente, utilizando tecnologia e inovação para otimizar suas operações e oferecer serviços eficientes, que potencializem a comunidade local e o desenvolvimento da região de São João da Barra, no Rio de Janeiro, onde o porto está localizado. As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site www.hackacu.com.br

O objetivo do HackAçu, que será online e totalmente gratuito, é promover um espaço colaborativo para discussão e desenvolvimento de ideias e estimular o empreendedorismo, a criação de startups de base tecnológica e o aperfeiçoamento do ecossistema inovador na região Norte Fluminense. Para o Gerente de Relacionamento com Comunidade do Porto do Açu, Wanderson Sousa, o grande compromisso da maratona é impulsionar a inovação para fortalecer o ecossistema regional.  

“Abrimos as portas para a criatividade e a sustentabilidade, unindo forças e ampliando horizontes. Estamos construindo um futuro de excelência, conectando ideias à estratégia, e impulsionando parcerias que transformam o Porto do Açu em uma plataforma de inovação. Juntos, estamos criando eficiência, resiliência e desenvolvimento econômico local”, afirma Sousa. 

Durante a maratona, os participantes receberão mentorias, conteúdos de gestão de projetos, terão acesso a talks temáticos e a ferramentas necessárias para desenvolverem suas ideias. Ao final, os projetos serão avaliados nos quesitos viabilidade, criatividade, inovação e impacto.  

Todas as soluções criadas ficarão disponíveis para consulta em um banco aberto, para que a comunidade possa se beneficiar. Os participantes receberão certificado e as melhores soluções concorrerão a premiação e poderão participar do Startup Win Ideação – Porto do Açu, um programa em parceria com o Sebrae/RJ que oferece oficinas e mentorias focadas na continuidade dos projetos.

  

DA MARATONA PARA A VIDA REAL

A primeira edição do HackAçu, em 2021, gerou efeitos práticos na rotina do Porto do Açu e da comunidade de São João da Barra. Foram mais de mil inscritos e 53 soluções criadas pelos participantes. Para dar vazão e estimular a criação de mais projetos e soluções com o mesmo propósito do HackAçu, o Porto do Açu criou, no último ano, o Cais Açu Lab – Coletivo de Ações em Inovação e Sustentabilidade, que também está envolvido na realização da segunda edição da maratona.

 

HACKAÇU – DESAFIOS DA SEGUNDA EDIÇÃO

Norteadas pelo Cais Açu Lab, neste ano, as equipes deverão criar soluções que promovam eficiência e resiliência das operações portuárias, marítimas e industriais, que aumentem a competitividade e potencializem a economia local, aliando tecnologia e sustentabilidade, de acordo com os seguintes desafios propostos:  

Desafio 01: Transformação Digital. Soluções de Smart Port (Porto Inteligente) para otimizar operações portuárias, aumentar a eficiência e tornar o porto num hub conectado, inteligente e sustentável.  

Desafio 02: Transição Energética. Soluções para promover negócios sustentáveis, eficiência energética e o uso de fontes de energia renováveis no Porto. 

Desafio 03: Melhoria de Processos. Soluções para aumentar a eficiência de processos e potencializar iniciativas para aumentar os impactos ambientais, sociais e de governança (ESG). 

Desafio 04: Novos Negócios. Soluções para aumentar a geração de novos negócios, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e a resiliência econômica do porto e da cidade.

Clique aqui para saber mais sobre os desafios. 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Estudantes, universitários, profissionais do mercado e quem tiver interesse em fazer parte, de qualquer lugar do Brasil ou de países que falem língua portuguesa. Os interessados poderão se inscrever como participante, compondo um time e ajudando a criar uma solução para um dos desafios da maratona, ou como mentor, oferecendo mentoria para os times que tiverem dúvidas pontuais dentro da sua área de atuação. As inscrições devem ser feitas no site até o dia 16 de agosto de 2023


CRONOGRAMA HACKAÇU 2023
26/06/23 a 16/08/23 – Inscrições para participantes e mentores
15/08/23 e 16/08/23 – Talks temáticos sobre os desafios
14/08/23 a 18/08/23 – Formação das equipes
18/08/23 a 20/08/23 – Hackathon online
30/08/23 – Divulgação das melhores soluções Saiba mais: https://hackacu.com.br

Sua lista