Equipamentos

Treinamento Ecossonda MX da BioSonics

13 de novembro de 2018

Os Institutos Lactec adquiriram recentemente uma ecossonda MX, da BioSonics, uma das empresas parceiras da HidroMares. O equipamento será utilizado para levantamento de dados batimétricos e mapeamento das algas presentes em um reservatório as quais representam um potencial problema para a operação da hidrelétrica local.

Após a chegada do equipamento ao Brasil, a HidroMares ofereceu um treinamento para que a equipe Lactec se familiarizasse com o uso da MX e com o software de tratamento dos dados. Nossa oceanógrafa, Ana Sílvia, foi responsável por conduzir uma saída de campo para coleta de dados experimentais e posterior prática para processamento dos dados e confecção de mapas indicativos daqueles locais com presença de algas, altura e porcentagem de cobertura das mesmas.

Saiba mais

Ecossonda BioSonics MX é um sistema integrado para realizar levantamentos batimétricos e identificar e avaliar as características do habitat aquático. Possui software integrado, Visual Habitat MX, para visualização dos dados e para a classificação do tipo de substrato do fundo do mar e mapeamento vegetação submersa. Capaz de diferenciar a presença de rochas, areia, lama, vegetação e porcentagem de cobertura vegetal no leito do ambiente aquático.

Sua lista