Equipamentos

Rede MultiNet – Hydro-Bios

29 de junho de 2018

Em março desse ano, a HidroMares recebeu o pedido da Marinha do Brasil para fornecer um treinamento para operação da rede MultiNet. Um produto da marca alemã Hydro-Bios, a rede MultiNet é projetada para realizar coletas de plâncton em diferentes profundidades, em arrastos horizontais, oblíquos e verticais. A principal vantagem da rede MultiNet é a possibilidade de coleta em várias profundidades em um mesmo arrasto, otimizando tempo e custos para operação.

Podendo atingir 3.000 m de profundidade (e até 6.000 m na sua versão especial), o sistema é composto por cinco ou nove redes, dependendo do modelo. As redes podem ser abertas e fechadas nas profundidades desejadas, através de alavancas que são acionadas por um motor movido a bateria. O sistema inclui um sensor de pressão integrado que possibilita supervisão contínua da profundidade de operação da rede. Os valores de pressão, assim como outros parâmetros importantes, são mostrados na tela da unidade de bordo e/ou computador através do software OceanLab3. As coletas podem ser realizadas no modo online, através de um cabo de comunicação, ou offline, de forma programada.

Coletas de plâncton são de extrema relevância para estudos ambientais porque as espécies deste grupo compõem a base da cadeia trófica. Atualmente, no cenário global de mudanças climáticas, estes organismos têm sido foco de pesquisas na área.

Para atender ao pedido da Marinha, a HidroMares, como representante exclusivo da Hydro-Bios no Brasil, enviou a nossa representante comercial de venda de equipamentos, Ana Sílvia Martins, para Alemanha para se capacitar e aprender tudo sobre a rede e sua operação. Foi realizado um treinamento na própria Hydro-Bios.

 

  

 

Marinha do Brasil

O treinamento para a Marinha foi realizado a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, em um cruzeiro de 3 dias ao largo da costa do Rio de Janeiro, tendo sido composto tanto por aulas teóricas quanto práticas. Durante o cruzeiro, os oficiais da Marinha tiverem a oportunidade de acompanhar testes com a unidade e, posteriormente, realizar coletas horizontais e verticais, ganhando familiaridade e experiência com o sistema. Dessa maneira, a Marinha oferece apoio e contribui com a pesquisa de diversas instituições no Brasil.

 

 

 

Sua lista