HidroMares

HidroMares no 17º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar

22 de novembro de 2017

O Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR – ocorreu entre os dias 13 e 17 de novembro de 2017, no Hotel Sibara Flat & Convenções, na cidade de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina (Brasil). Uma das atrações desse evento foi a Feira Brasil Oceano que teve como objetivo estreitar as relações técnico-científicas entre os diversos setores de mercado: empresas, instituições de ensino superior, entidades e órgãos governamentais ligados ao ambiente marinho da América Latina.

Desde 1985, o COLACMAR reúne pesquisadores e profissionais atuantes em Ciências do Mar, oriundos de toda a América Latina e Caribe, sendo, portanto, o evento técnico-científico mais importante da área da América Latina. Esse ano o evento reuniu mais de 2 mil participantes.

A HidroMares recebeu em seu estande da Feira Brasil Oceano diversos profissionais. A troca de experiências e informações foi intensa. Pudemos tomar contato com as necessidades mais atuais dos nossos parceiros e procuraremos os caminhos para avançar em soluções que contribuam com os trabalhos conduzidos pela comunidade técnica-científica interessada.

Confira o vídeo do primeiro dia da feira:

 

 

 

 

Junto ao COLACMAR 2017 aconteceu o 1º Simpósio Brasileiro de Hidrografia Portuária no qual foi abordado diversos temas interessantes. Os cinco temas centrais foram: Oceanografia Operacional; Simulação de Manobras de Embarcações; Levantamentos Hidrográficos Multifeixe em Sistemas Aquaviários e Portos Brasileiros, e Sinalização Náutica e Navegabilidade. Durante este Simpósio, a coleta e a disponibilização de dados meteo-oceanográficos em tempo real, através do SISMO®, mereceu destaque.

Congresso com a Hidrografia Portuaria

Durante o Congresso, também, foi possível visitar as instalações do Porto de Itajaí. Além do navio de ensino Ciências do Mar I, pertencente à Fundação Federal Universidade do Rio Grande. Para saber mais sobre esse navio, fique atento ao próximo post! Trata-se de um grande investimento para qualidade na educação e na pesquisa.

Sua lista