HidroMares

Ação Social dos Pescadores Artesanais

31 de março de 2023

A HidroMares esteve presente na 4ª edição da Ação Social dos Pescadores Artesanais no Rio de Janeiro, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Essa é uma iniciativa que visa promover a valorização da cultura e da sustentabilidade dos pescadores artesanais, que são responsáveis por grande parte do pescado consumido na cidade.

O evento foi de uma ação conjunta, liderada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, entre órgãos públicos e privados, os quais possuem interesse comum no ordenamento do tráfego aquaviário, segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar de forma a demonstrar, à comunidade pesqueira artesanal, o apoio na regularização das suas embarcações e dos pescadores junto às Autoridades competentes, principalmente a Marinha do Brasil. Esta edição foi pautada, pela primeira vez, também para os Pescadores Profissionais que terão acesso às palestras, simulados e café-da-manhã. A CPRJ identificou a causa raiz ao longo da Pandemia, dessa forma foi criada a Ação Social para que, de forma organizada, com a gestão da Autoridade, sejam promovidos os meios e recursos possíveis de doação aos que, antes, não possuíam acesso nem recursos para tais regularizações.

Fotos: ASSCOM e Nobrudrone

Um de nossos colaboradores que participou do evento, Edmar Nunes, ficou impressionado com a organização e as ações que foram feitas no evento como as inspeções do barco, regularizações e treinamentos de controle de derramamento e dispersão de óleo. Marcelo Villas-Bôas, gestor de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) da PortosRio, concluiu: “Evento foi indefectível, irretocável e inesquecível! A comunidade marítima dos portos do Rio de Janeiro e Niterói sai fortalecida e unida perante a sociedade carioca, em especial a frente de nossos briosos e valentes pescadores. Muito orgulho de ter representado a PortosRio em mais uma memorável edição.”.

A HidroMares agradece a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências com essa comunidade tão importante para a cultura e a economia do Rio de Janeiro. Foi uma experiência enriquecedora e gratificante e a empresa já está pronta para contribuir com a próxima edição.

Sua lista