PROGRAMA DE INTEGRIDADE

O Grupo HidroMares, comprometido com a ética, a integridade e a transparência, implementou o Programa de Integridade que abrange diversas medidas, mecanismos e procedimentos, visando evitar, detectar, interromper e sanar desvios, irregularidades, fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro. A alta direção da HidroMares se compromete com todas as práticas adotadas, visando promover tal cultura da organização.

O programa é composto por:

  • Código de Conduta e Anticorrupção: Estabelece diretrizes claras sobre comportamentos esperados e normas a serem seguidas por todos os colaboradores e parceiros, bem como os comportamentos não desejados e/ou ilícitos. O código também abrange:
  • Anticorrupção: estabelece normas que orienta e proíbe práticas de corrupção, suborno, fraudes, entre outros,  assegurando a conformidade com a legislação vigente.
  • Brindes, presentes, hospitalidades, eventos e benefícios similares: Define as práticas permitidas e os limites para a oferta e recebimento de brindes e facilidades, assegurando a transparência e evitando conflitos de interesse, corrupção e práticas proibidas.
  • Doações e patrocínios: Prevê normas relacionadas a doações e patrocínios, priorizando iniciativas relacionadas à educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos, inovação e tecnologia. Todas as doações e patrocínios são documentados e registrados devidamente, sendo submetidos a um processo de aprovação interna e assegurando conformidade com o Código.
  • Avaliação e seleção de fornecedores: A seleção e contratação de fornecedores é realizada por um processo que envolve o Due Diligence.
  • Conscientização e Treinamentos: Oferece capacitação anual para colaboradores e parceiros sobre a importância da ética e da conformidade, assegurando que todos compreendam suas responsabilidades.
  • Canal de Denúncias: Disponibiliza um espaço seguro para que colaboradores e terceiros que de boa-fé relatem suspeitas de irregularidades, contribuindo para a prevenção de práticas inadequadas e/ou ilícitas, assegurada a proteção ao denunciante.
  • Medidas disciplinares: Prevê sanções para casos de descumprimento das normas.
  • Monitoramento contínuo: As práticas adotadas devem ser monitoradas continuamente.
  • Procedimentos relacionados ao Código de Conduta e Anticorrupção.


A HidroMares está comprometida em garantir a conformidade com suas políticas internas e com as normas regulamentadoras aplicáveis ao setor. Realizamos revisões periódicas do nosso Código de Conduta e Anticorrupção com o objetivo de atualizarmos as nossas práticas aos padrões internacionais. Dessa forma, reafirmamos o nosso compromisso com a integridade, ética e os nossos valores.

O Código de Conduta e Anticorrupção da HidroMares estabelece diretrizes e orientações sobre os comportamentos e práticas esperadas de nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e o comprometimento da alta direção. Os valores e diretrizes seguem o mais alto padrão de ética e integridade os quais são inegociáveis para HidroMares. As diretrizes tratam a necessidade da ética e responsabilidade em todas as atividades da empresa, bem como orientam e pautam todas as relações com base na conduta ética, integridade, transparente e em nossos valores conforme com as normas e políticas relacionadas.

Além disso, o Código inclui práticas específicas relacionadas à prevenção da corrupção, assegurando que todas as transações e interações comerciais sejam conduzidas de acordo com a legislação anticorrupção e com os princípios éticos da HidroMares.

Os nossos colaboradores e parceiros recebem treinamento obrigatório e conscientização sobre o tema. O Código de Conduta e Anticorrupção da HidroMares está disponível:

DUE DILIGENCE DE TERCEIROS

O Due diligence de terceiros envolve uma avaliação prévia e monitoramento periódico do fornecedor com análise de diversos temas críticos que inclui a conformidade legal, conformidade com leis anticorrupção, LGPD e Direitos Humanos. Além disso, avaliamos outros temas relevantes para garantir a conformidade com os nossos padrões éticos. Os prestadores identificados com alto risco são submetidos a aprovações internas junto a alta administração.

 
CANAL DE DENÚNCIA

A HidroMares possui um Canal de denúncias onde os colaboradores e terceiros podem reportar suspeitas de fraude, corrupção, violação de dados pessoais e outras denúncias realizadas de boa-fé referente os temas relacionados ao Código de Conduta e Anticorrupção.

As denúncias relacionadas a violações do Código devem ser feitas de boa-fé e podem ser realizadas através do Canal:

As denúncias de boa-fé serão tratadas com total confidencialidade e anonimato, se solicitado e não haverá retaliação nas denúncias de boa-fé.

PROGRAMA DE GOVERNANÇA EM PRIVACIDADE DE DADOS

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), boas práticas e padrões internacionais, a HidroMares, preocupada e comprometida com a privacidade de dados de todos os seus colaboradores e stakeholders, estabeleceu um Programa de Governança em Privacidade de Dados o qual inclui:

  • Comitê de Privacidade de Dados (Comitê LGPD): Criação de um comitê dedicado que acompanha o cumprimento das políticas, com o apoio de consultoria externa para auditoria e aconselhamento contínuo.
  • Encarregado de dados (DPO): A nomeação de um Encarregado de proteção de dados (DPO) que supervisiona o cumprimento da LGPD e atua como ponto de contato para questões relacionadas à proteção de dados.
  • Políticas internas e procedimentos de Privacidade e Segurança: Desenvolvimento e implementação de políticas de privacidade e segurança da informação, revisadas periodicamente e atualizadas conforme necessário, em conformidade com leis e práticas internacionais. Entre as principais estão a política de privacidade, política de segurança da informação e a política de gestão de incidentes.
  • Mecanismos de Segurança da Informação: Implementamos e aprimoramos medidas técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais contra acessos não autorizados, perdas ou incidentes, incluindo controle de acesso, backups e monitoramento contínuo dos sistemas e da rede.
  • Treinamento e conscientização: Realização de treinamentos obrigatórios a cada 12 meses para todos os colaboradores sobre a importância da proteção de dados pessoais e as responsabilidades associadas, visando garantir a compreensão e capacitação em relação aos principais aspectos da LGPD, bem como o impacto da Lei em suas rotinas diárias. Os treinamentos também treinamentos também fazem parte da trilha de integração da empresa.
  • Avaliação Due Diligence de parceiros e fornecedores: Na avaliação Due Diligence também é avaliado aspectos da relacionados à segurança e privacidade de dados. O procedimento permite avaliar o grau de conformidade e maturidade dos parceiros e fornecedores, mitigando riscos de incidentes e uso inadequado dos dados.
  • Canal para requisição de dados pessoais e comunicação com os titulares: Canal para que os titulares possam realizar as suas requisições de dados pessoais que consta no site da HidroMares e o canal de comunicação para os titulares de dados.
  • Canal de denúncias: Canal destinado aos colaboradores e terceiros para que possam denunciar práticas que contrariam as nossas diretrizes relacionadas ao tema.
  • Monitoramento periódico e auditorias: Anualmente, o DPO realiza auditorias no programa de Privacidade da HidroMares visando monitorar a conformidade com a LGPD, bem como atualizar e revisar políticas, processos e práticas adotadas garantindo a melhoria contínua.

Dessa forma, o programa visa estar em conformidade com as boas práticas do mercado e de padrões internacionais para assegurar a que os dados coletados e armazenados sejam tratados de forma correta.

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