Cases
SISMO® em Cattalini
Fundada em 1981 no Porto de Paranaguá, a Cattalini Terminais Marítimos oferece aos seus clientes um total de 133 tanques e 610 mil m³ para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em quatro Centros de Tancagens alfandegados e entrepostados. A empresa possui píer próprio para atracação simultânea de dois navios e pátio com capacidade para receber 350 caminhões.
Os investimentos realizados pela Cattalini, possibilitaram condições operacionais seguras e eficazes para o recebimento de navios de maior porte, como o “Cielo Rosso”. As melhorias operacionais no píer da Cattalini também foram conquistadas a partir do emprego de novas tecnologias para o monitoramento das condições ambientais e meteorológicas como o SISMO Cattalini.
Os sistemas são os primeiros em uso no Porto de Paranaguá e receberam a homologação do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Todos os dados computados são disponibilizados e integrados ao sistema Webpilots, utilizado pela Praticagem, e o Medusa, da empresa Argonáutica, que tornou possível sinalizar antecipadamente eventuais condições climáticas adversas, permitindo maior segurança e eficiência durante as atracações e operações marítimas.
Qualidade Garantida
O SISMO® foi um dos sistemas utilizados pela Cattalini que permitiu esse recebimento de navios de grande porte. Temos instalados uma estação com perfilador de correntes na horizontal, medindo direção e velocidade da água até 120 metros do píer. Conta também com estação maregráfica e sensor de vento.
Aumento do calado em Cattalini eleva potencial operacional e reforça a importância do monitoramento da HidroMares
O Píer Cattalini, no Porto de Paranaguá (PR), acaba de dar mais um passo importante rumo à eficiência operacional. O aumento do calado do berço externo, de 13,10 m para 13,30 m, amplia a capacidade do terminal para receber navios da classe LR1, com até 229 m de comprimento e cerca de 70 mil toneladas de porte bruto.
O ajuste permite movimentar até 1.500 toneladas adicionais de granéis líquidos por embarcação, elevando o potencial logístico e fortalecendo a posição estratégica do terminal no corredor de exportação e importação de combustíveis e produtos químicos.
Segundo a reportagem da Portos e Navios, a ampliação do calado foi acompanhada por investimentos em sistemas de apoio à atracação, defensas, sensores meteorológicos e equipamentos homologados pela Marinha do Brasil — garantindo segurança e previsibilidade durante as manobras de navios.
O aumento do calado é um avanço técnico que reforça a competitividade do terminal e exige sistemas de monitoramento ambiental e oceanográfico cada vez mais precisos.
Sinergia entre infraestrutura e inteligência operacional
O aumento do calado e a presença do sistema SISMO® demonstram uma convergência entre infraestrutura e tecnologia. Enquanto as obras físicas ampliam a capacidade de atracação, os sistemas inteligentes da HidroMares asseguram que cada operação ocorra dentro de parâmetros de segurança ambiental e operacional.
Essa combinação coloca o Píer Cattalini em um novo patamar de eficiência, segurança e previsibilidade, reforçando seu papel estratégico no Porto de Paranaguá e no cenário logístico nacional.
Infraestrutura e inteligência caminham juntas e o monitoramento ambiental em tempo real é o que garante que o avanço operacional venha acompanhado de segurança e sustentabilidade.
A HidroMares é referência em monitoramento ambiental, oceanográfico e meteorológico, com soluções próprias para portos e terminais. A empresa desenvolve sistemas como o SISMO®, que integra sensores e dados em tempo real para apoiar decisões estratégicas e garantir segurança operacional.
Fontes:
Veja também Cases relacionados

SISMO® em Cosan
O Ilha Terminal, localizado na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro, é onde se encontra a maior fábrica de lubrificantes da América Latina. Lá o óleo é recebido...

SISMO® em BTS
A Baía de Todos os Santos (BTS) é a maior do Brasil e a segunda maior do mundo, localizada em ponto estratégico da costa Brasileira para logística marítima. A...

SISMO® em Alumar
O Porto da Alumar, gerenciado pela Alcoa, é situado na confluência do Estreito dos Coqueiros com o Rio dos Cachorros, localizado a 25 quilômetros do centro de São Luís...

SISMO® em BHGE
Nos últimos anos, o Terminal Portuário Wellstream – TPW, localizado na Baía de Guanabara/RJ, passou por grandes melhorias e seu canal de navegação, por uma significativa dragagem. Estes desenvolvimentos...