Blog

Unisanta, o convênio com a Praticagem e os dados da HidroMares – entenda!

Unisanta, o convênio com a Praticagem e os dados da HidroMares – entenda!

A universidade Santa Cecília – Unisanta -, renovou o convênio com a praticagem de São Paulo para obter informações meteo-oceanográficas. O objetivo é aprimorar o estudo de previsões meteorológicas e com isso ampliar ainda mais a segurança no Porto de Santos. Entenda qual é o papel da HidroMares na transmissão desses dados.

SISMO®

O SISMO® é um sistema de informações de dados meteo-oceanográficos em tempo real desenvolvido pela HidroMares. O sistema oferece dados como direção das correntes, maré, altura das ondas e velocidade do vento, que são transmitidos em tempo real para o C3OT – Centro de Operações da Praticagem de São Paulo. As informações do SISMO® subsidiam a tomada de decisões importantes sobre as embarcações, manobras, atracações e a segura navegação no estreito e sinuoso canal com trajetos de baixa profundidade do Porto de Santos. O Porto que movimenta um grande vulto de transações comerciais no Brasil e no mundo conta desde 2014  com o moderno sistema da HidroMares para garantir o sucesso de suas operações. Isso amplia a movimentação de cargas e a sua segurança. Oferece também maior segurança à população e diminui riscos de acidentes ambientais. >> A preocupação com o meio-ambiente foi um ponto de destaque da universidade como objetivo de utilização desses dados, segundo Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta.

 

Unisanta e a Praticagem de São Paulo – Acordo de Pesquisas

Em seu website oficial a universidade afirma a renovação do “Acordo de Pesquisas assinado há dois anos, sobre o intercâmbio de dados entre a Unisanta e a Praticagem para utilização em pesquisas. Mais segurança para os navios, tripulantes, moradores e frequentadores das praias de Santos. Estes são alguns dos benefícios desses estudos firmados com fins acadêmicos e científicos, em 11/2/2015, entre a Praticagem de São Paulo e a Unisanta.

Nos últimos anos, a Unisanta implantou a plataforma AquaSafe premiada na Europa na área de recursos hídricos. A plataforma realiza a gestão de informação em tempo real. Recebe, processa e integra automaticamente, em um único local, diversas fontes de informações disponíveis e que estavam dispersas. Entre essas informações estão os dados de sensores meteorológicos e oceanográficos de diferentes instituições, como as da Praticagem de São Paulo.”

Assista a matéria completa do Canal Aquaviário, abaixo. Veja a tela do sitsema da HidroMares ( SISMO®) em destaque no Centro de Operações.

 

–> Matéria transmitida pelo Canal Aquaviário: Unisanta renova convênio com a Praticagem de São Paulo que utiliza dados do SISMO® da HidroMares.

 

>> Veja mais

> Conheça o C3OT – O mais avançado centro de operações portuárias do Brasil

> SISMO® no Porto de Santos

> Saiba mais sobre o Monitoramento em tempo real – SISMO®