Blog

Navio de ensino Ciências do Mar I

Navio de ensino Ciências do Mar I

Uma das atrações do Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, realizado em novembro de 2017 em Balneário Camboriú, foi a possibilidade de visitação ao navio de ensino Ciências do Mar I o qual estava atracado no Porto de Itajaí. Este navio foi idealizado para ser um laboratório flutuante com capacidade para acomodar até 26 pessoas entre alunos, professores e oito tripulantes.


    Visita ao Ciências do Mar

Idealização do Projeto

Financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e liderado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o projeto previu um investimento de R$ 45 milhões para a construção de quatro navios de ensino. O Ciências do Mar I foi o primeiro navio concluído e entregue para FURG em agosto de 2017. Este navio servirá de laboratório para atividades acadêmicas das universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os outros navios a serem construídos atenderão as demais regiões do Brasil.

Estes navios têm como principal objetivo contribuir com o aprendizado dos alunos nas atividades práticas relacionadas à ciências do mar, além de servirem de plataforma para pesquisas. Por isso, os professores Danilo Calazans e Luis Carlos Krug estão a frente desse projeto com o intuito de investir na qualidade de educação e pesquisa. No navio, os alunos poderão operar e manusear equipamentos, coletar e armazenar amostras e, principalmente, se ambientar a bordo de uma embarcação. Desta forma, sairão mais preparados para o mercado de trabalho.


Ciências do Mar    Dormitório Ciências do Mar
A HidroMares adorou a oportunidade de conhecer o Ciências do Mar I de perto. É um projeto de competência nacional e de exemplo para outros países. Veja todos os detalhes do navio nesse vídeo da FURG:

FURG apresenta o navio "Ciências do Mar I"

Já imaginou como é um navio de ensino? 🤔 A gente te mostra com todos os detalhes! 🛳🌊⚓O Laboratório de Ensino Flutuante "Ciências do Mar I" é a nossa nova embarcação, inaugurada hoje. Ele faz parte da frota da FURG, mas será compartilhado com universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para o ensino de ciências do mar.Vista o colete e embarque com a gente nessa espiada! 😉

Posted by Universidade Federal do Rio Grande – FURG on Wednesday, August 30, 2017