Cases

SISMO® no Porto do Açu

Categoria: Monitoramento em tempo real (SISMO®)

O Porto do Açu, situado ao norte do estado do Rio de Janeiro, é um dos maiores investimentos em infraestrutura portuária na América. Também conhecido como Superporto Açu, é um moderno complexo porto-indústria, comparado aos maiores do mundo. São 47 berços de atracações em dois terminais, com 17 km de cais e até 23 m de profundidade, para receber navios de grande porte que transportam até 320.000 toneladas de carga. A um projeto de tamanha grandeza é necessário oferecer previsibilidade nas operações para que sejam realizadas com segurança, mantenham a agilidade planejada e os preços competitivos. Naturalmente o Porto do Açu não é uma região protegida, ao contrário, foi construído em uma região litorânea que sofre muito a ação dos ventos e a consequente variação da altura das ondas.  Seu canal de navegação principal é orientado perpendicularmente à direção preferencial das correntes, o que também dificulta as manobras. Essas restrições operacionais precisam ser controladas para que não afetem toda a eficiência do complexo logístico. Nesse contexto, a HidroMares foi acionada para projetar o Sistema de Monitoramento Meteo-Oceanográfico em Tempo Real adequado para o Porto do Açu, aliando alta tecnologia ao competente conhecimento técnico-científico. Essas qualidades permitem que o SISMO® participe com eficácia de importantes projetos de desenvolvimento econômico para o Brasil e para o mundo.

>>O sistema é customizável, entenda como ele pode contribuir para o seu projeto de crescimento.

     

Responsabilidades da HidroMares: desde a escolha dos equipamentos até a transmissão dos dados

 

Todo o processo é realizado pela equipe multidisciplinar da HidroMares. A escolha do equipamento, a marca utilizada, as atividades de importação e venda, até a instalação e a integração dos sensores oceanográficos são realizadas pela nossa equipe. Porque sabemos que todos esses passos são importantes para alcançarmos os resultados desejados. Os equipamentos que compõem o sistema são de marcas representadas pela HidroMares, testados e comprovados em nossa oficina e aplicação prática antes de serem utilizados. É nossa também a responsabilidade pela manutenção das estações e pela transmissão dos dados. O sistema passa por constante evolução com a realização de pesquisa periódica para a adequação dos dados amostrados e da maneira que são recebidos pela equipe de controle. Garantimos assim o melhor aproveitamento das competências tecnológicas e humanas aplicadas a favor do progresso permitido pelo conhecimento das condições ambientais em tempo real.

 

>>O acesso aos dados pode ser feito via aplicativo SISMO® ou pela internet.

        

  Entenda o monitoramento no Porto Açu

O sistema instalado no Porto do Açu (RJ) é composto por cinco estações de monitoramento, divididas em 3 pontos:

  1. HMPAPIER: composto por uma estação de monitoramento maregráfico e uma estação de monitoramento meteorológico;
  2. HMPAB13: formado por uma estação de monitoramento de correntes e ondas, e
  3. HMPAB02: composto por duas estações, uma para monitoramento de correntes e ondas e outra para monitoramento exclusivamente de ondas direcionais.

O intervalo de transmissão dos dados varia entre 5 e 20 minutos de acordo com o equipamento. Os dados são enviados para o servidor da HidroMares e processados com o sistema de controle de qualidade dos dados da HidroMares, SISMODQ©. Após esta etapa, as informações são disponibilizadas para auxiliar nas manobras das embarcações.

>>Conheça mais sobre o SISMO®